25.451 - CURVA ABC E D

Itens Manual

O QUE É CURVA ABC E D?
A Curva ABC é um método de classificação e agrupamento de itens, com base em sua importância, para a geração de receita e lucratividade de uma empresa. Este método de classificação foi criado a partir da teoria de Vilfredo Pareto, que no século XIX realizou uma análise que constatou que 80% da riqueza da população italiana estava nas mãos de apenas 20% de sua população. Essa análise, posteriormente, foi aplicada por diversos administradores, como Joseph Moses Juran, da General Eletric, que ao analisar problemas relacionados à qualidade dos produtos da empresa, descobriu que 80% dos problemas são ocasionados por 20% de fatores. Também foi possível constatar que 80% da riqueza das empresas são provenientes de apenas 20% de seus produtos ou clientes. Desde então, a Regra 80/20 ou Análise de Pareto é amplamente utilizada pelas empresas para determinar quais elementos devem receber atenção especial na sua administração cotidiana. O ABC representa a classificação de determinado fator, por exemplo: os itens do estoque, os clientes. O nome curva, por sua vez, deve-se ao tipo de gráfico que estes percentuais representam, já que ao colocar no eixo horizontal do gráfico o percentual desses fatores, e no eixo vertical seus respectivos percentuais de participação na receita percebemos uma curva sendo formada.


EXEMPLO SIMPLES DA CURVA ABC
80% das tarefas são executadas por 20% da equipe;
80% dos usuários de tecnologia usam só 20% dos recursos do software da empresa;
80% da riqueza mundial é controlada por 20% da população total do planeta;
80% das reclamações advêm de 20% da clientela;
80% das vendas vêm de 20% dos clientes.

O nosso foco, é a Curva ABC e D para gestão de estoque. Existem inúmeras possibilidades em se aplicar a Curva ABC mas o nosso objetivo é apresentar é como agrupar itens e clientes que interferem diretamente na receita ou lucratividade da empresa. Aplicações no ERP Siamaco:

1. Classificação de produtos e materiais em estoque para definir quais devem receber maior priorização e atenção da gestão;
2. Conhecimento do percentual de participação e peso de cada item nas vendas da empresa; Curva A, B, C
3. Revisão e redefinição de tempos, padrões de operações e processos de atividades produtivas com base no percentual que representam para o sucesso da empresa.
4. Identificação dos melhores clientes, inclusive para determinar tempos de atendimento ou personalização de serviços para aqueles que são classificados como A,B e C e identificar clientes com mais de X tempo sem comprar;

A Curva ABC e D na gestão de estoque
Você já deve ter realizado uma compra para sua empresa cujo estímulo principal não era a formação de um bom estoque ou as necessidades reais de suas operações diárias. Mas sim por conta de promoções, descontos, brindes ou condições especiais ofertadas pelos fornecedores, não é mesmo? Também já deve ter percebido que fazer isso uma vez e em volumes próximos ao padrão de seus pedidos habituais compromete pouco a saúde financeira de sua empresa. Mas, se você errar a mão e comprar determinado item que tem pouca saída muito acima do convencional, terá problemas para pagar seus fornecedores.
Provavelmente vai ter que recorrer a empréstimos ou pagará juros e diminuirá a lucratividade de sua empresa. Você já passou por essas situações? Aqui na Siamaco nós já vimos muitos empresários tendo que lidar com este tipo de problema, a Curva ABC pode ser uma excelente aliada na gestão do seu estoque.
Vamos ver!
As letras A-B-C e D da gestão de estoque representam as classes de produtos com base em sua importância:
Classe A
É o agrupamento de uma pequena porcentagem de itens, responsável por uma grande parcela da receita bruta ou lucro da empresa. Cada empresa possui seu percentual específico, mas, normalmente, apenas estão classificados nesse grupo até 20% dos itens. Esses itens são responsáveis por 80% do faturamento da empresa;
Classe B
Essa classe conta com 20% dos itens categorizados e costuma representar 10% das vendas da empresa. Ou seja, ficam com um percentual intermediário de importância para a gestão.
Classe C
Representa a maior parte dos itens, algo em torno de 60%, mas possui pouca representatividade para as receitas da empresa, ficando com apenas 10%.
Classe D
Mas aqui na Siamaco já vimos que a Curva ?D? representa na maioria até mais 60% do estoque regulador, gerando assim falta de capital de giro, custos altos e depreciação do ativo circulante.

A Curva ABC de estoque permite que o gestor avalie, por exemplo, o grau de dependência ou risco do negócio em relação a um cliente específico, bem como a análise de quais são os clientes que oferecem maior possibilidade de retorno. Veja as principais vantagens de aplicar a Curva ABC de estoque:

Estoques mais coerentes com a demanda
Como um dos aspectos está ligado ao giro dos materiais, as análises passam a direcionar o setor de compras para investir mais na compra desses produtos. Com isso, a demanda dos clientes passa a ser melhor atendida.
Setor de compras fazendo aquisições mais assertivas
Se, como mostrado anteriormente, a Curva ABC faz com que o estoque seja mais coerente à demanda, consequentemente isso ajuda reduzir seu índice de rupturas, que ocorre quando uma venda deixa de ser realizada pela falta do item no estoque.
Sem falar que o índice de excesso de produtos em estoque diminui, o que, por consequência, também reduz as perdas que podem ocorrer em decorrência de obsolescência ou perecibilidade, por exemplo.


Capital de giro bem empregado
Devido à maior assertividade nas aquisições, o capital de giro passa a ser melhor empregado, sendo utilizado para a compra dos produtos que realmente são necessários. A Curva ABC pode ajudar também em uma área essencial para o sucesso do seu negócio: a gestão do estoque.

3 ERROS COMUNS NA HORA DE USAR A CURVA ABC

A Curva ABC permite um maior cuidado com o armazenamento e a priorização dos níveis dos itens que garantem um maior faturamento para a empresa e que, por isso, devem ter sua reposição planejada com antecedência. No entanto, a racionalização demasiada de seu estoque pode ocultar tratamentos diferenciados que algumas situações exigem. Por isso, separamos 3 casos em que a lógica da Curva ABC pode ser rompida conforme o bom senso dos gestores:

1 COMPRAS DE OPORTUNIDADE
Lembra-se do exemplo que citamos no início. As compras de oportunidade ocorrem quando uma condição especial ocorre, seja ela uma ação promocional do fornecedor ou um aumento previsível do preço do produto. Esse tipo de compra serve para que a empresa tenha lucros superiores aos normais, com pedido de lotes maiores de produtos que a demanda e os níveis de estoque convencionais.

O cuidado aqui deve ser a avaliação sobre o tempo médio de venda e quantidade de capital de giro que será imobilizado nesta compra, para não correr o risco de não se ter o saldo em caixa para quitar as dívidas da empresa ou para fazer pedidos e compras dos itens mais significativos para seu faturamento o ERP Siamaco permite que faça atualização do giro dos produtos identificando a Classe que o mesmo pertence A,B ou C. O produto que pertence a Classe ?A? o comprador se sentira segura na aquisição com baixo rico de comprometimento.


2 SAZONALIDADE, OBSOLESCÊNCIA e PERECIBILIDADE
O tratamento diferenciado com políticas de compra, análise de histórico de vendas com base em períodos anteriores semelhantes e controles administrativos individualizados e rígidos sobre a disponibilidade dos itens em estoque devem marcar a gestão desses itens. O ideal é ter um nível zerado dos itens com base na previsão de suas datas limites de vendas, caso contrário, o prejuízo será uma realidade da empresa. A Classe ?D? identifica bem o quanto gera prejuízo com capital parado nas empresas.

3 REVISÃO DA CURVA ABC POR CAUSA DE MUDANÇAS NA LINHA DE PRODUTOS, DEMANDAS OU PPREÇOS.
Não determinar uma rotina de atualização de sua Curva ABC do estoque pode fazer com que suas solicitações e a priorização da gestão de determinados produtos se torne deficitária, pois, como você pode perceber mudanças no preço, na quantidade de produtos requisitados e até na produção ou comercialização de determinados itens, pode fazer com que o percentual de contribuição em vendas e o percentual acumulado de contribuição sofram alterações, mudando, consequentemente, a classificação de cada produto, devido a estes fatos deve-se atualizar os dados no mínimo uma vez ao mês.

Independentemente desses cuidados adicionais, o uso deste método pode fazer a sua empresa diminuir o emprego de altos valores do capital de giro na aquisição de itens que não são tão representativos para suas atividades cotidianas, melhorar a gestão do estoque e otimizar a disposição dos itens mais vendidos no espaço destinado ao seu armazenamento.

DOS RECUSOS DO ERP SIAMACO NA GESTÃO DE ESTOQUE

Identificação no produto o estoque regulador para X dias
Ex. a empresa deseja que o sistema controle o estoque regulador para 15 dias para não haver falta e nem excesso de estoque.

Analise de compras.
O sistema analise todos os produtos em falta dando a sugestão de compras separando por fornecedor.

Pedido de Compras
O sistema monta automaticamente o pedido com a quantidade sugerida. Aponta para cada item em que classe da curva ABC pertence, dando assim segurança na tomada de decisão na compra.

Apuração da curva ABC
Demonstração de relatório analítica e sintética

Amputação da Curva D
Mas aqui na Siamaco já vimos que a Curva ?D? representa na maioria das empresas até mais 60% do estoque parado, gerando assim falta de capital de giro, gerando custos altos e depreciação do ativo circulante. A Siamaco disponibiliza relatório dos produtos parados, ou seja, sem movimento a mais de x meses, oferecendo ?N? recursos para desovar os excessos de estoque.

PORQUE USAR CURVA A, B E C DE CLIENTES EM SEU NEGÓCIO.

Para entender melhor, vamos separar os clientes em três classes dentro da regra daquela porcentagem de Pareto 80/20

1. Clientes da classe A: são aqueles mais fortes em termos de lucros para seu negócio, pois são responsáveis por 80% de seu faturamento. São os que compram os produtos mais caros e com maior frequência;

2. Clientes da classe B: são os consumidores de médio impacto nos negócios e representam 15% de seu faturamento;

3. Clientes da classe C: são os mais fracos em termos de geração de lucros, pois compram menos, com frequência menor, ou escolhem produtos mais baratos. São responsáveis por apenas 5% de seu faturamento total.

Obviamente, esses números variam em cada empresa, de acordo com seus critérios de avaliação. Mas, em regra geral, a Curva ABC de clientes atende a maioria das empresas.

A classificação de sua clientela em classes A, B e C vai possibilitar um atendimento diferenciado para cada um deles. A partir da análise das características de cada um desses grupos, você poderá traçar o perfil de compra e entender as demandas específicas de cada consumidor. Você terá maior clareza quanto à frequência de compras, quanto aos produtos preferidos, etc.

Conhecendo melhor o perfil de seus clientes, você poderá investir na fidelização da classe A e traçar estratégias de relacionamento com os outros grupos, visando incentivar cada um a subir de classe.

E não pense que essa classificação será uma tarefa complicada: o ERP Siamaco é um software para gestão de negócios, oferece gráficos detalhados com o perfil de sua clientela, além de outros recursos imprescindíveis ao seu negócio. Com isso, você poderá aplicar a Curva ABC de clientes em suas estratégias de vendas e relacionamento com seu público.