28.467 - Auxiliar o usuário fazer o lançamento no sistema.
1.Cadastro de funcionários:
Nesta tela cadastra-se os dados do funcionário. Precisa obrigatoriamente cadastrar os dados que estão em vermelho (Departamento, Seção e Cargo (aba cadastro) e Categoria e subcategoria (Aba Registro).

Para ter acesso ao cadastro do funcionário, precisa ser liberado, clicando no botão liberar. Caso não seja liberado, o usuário irá ver somente a aba cadastro.

Na aba de ocorrências, pode-se lançar um histórico para o funcionário, clicando em adicionar observação

Na aba contas correntes, aparecerá toda movimentação feita pelo funcionário, como mostrado na figura abaixo

Ao clicar em imprimir, o sistema mostrará duas opções, como mostrado na figura abaixo:

Clicando em ficha cadastral, o sistema mostrará as informações básicos do cadastro, como mostrado na figura abaixo.
Clicando em extrato, o sistema irá mostrar os dados da aba contas correntes, como mostrado na figura abaixo.
2.Folha de pagamento
Nesta tela é onde ficam registrados todos os lançamentos feitos no lançamento da folha.
Ao gerar a folha de pagamento, o sistema irá buscar automaticamente os valores do salário e ajuda de custo que esta no cadastro do funcionário. Importante: Caso alterar a informação de salário e ajuda de custo, e clicar em gerar folha, os mesmos será atualizados. Também não será permitido a abertura de mais de uma folha.
Na tela folha de pagamento, apenas o campo ?Salário? estará liberado para alteração. Todos os outros lançamentos será feito pelo Lançamento da folha, ou pelo Contas a Pagar.
3.Lançamento da folha
Nesta tela é feito os lançamentos da folha de pagamento. Para isso os dados precisam estar corretos como será explicado mais abaixo. Estes acertos são feitos em Manu -> Parâmetros da Folha, como mostrado na imagem abaixo.
Segue explicação da tela de cadastro:
A contabilização Precisa ser informado a categoria e Subcategoria, pois se não estiver correto, no fechamento da folha irá apresentar erro.
A opção Visível é para aparecer na grade do folha de pagamento (Tópico 2).
A opção Campo livre, aparecerá a opção no lançamento da folha.
O Campo Tipo é com relação a empresa e tem a seguinte lógica:
C, significa que o lançamento será feito a Débito para o Funcionário e Crédito para a empresa.
D, significa que o lançamento será feito a Crédito para o Funcionário e Débito para a empresa.
Lançamento no módulo Gerencial RH.
Nesta tela os lançamentos já serão contabilizados diretamente no extrato do funcionário, que se encontra no cadastro de funcionário na aba contas correntes.
Tipos de lançamentos
Lançamentos diversos
Neste item, todos os lançamentos são contabilizados diretamente no contas correntes do funcionário e aparece no balanço da empresa, como mostra a figura abaixo.

Neste caso Foi feito um lançamento para o funcionário no valor de R$ 222,00, em lançamento da folha
Vale / Pagto
Neste item ao clicar no botão concluir, o usuário precisará informar qual conta que irá ser feito e lançamento.


Outros Créditos
Neste tópico, ao clicar em filtrar, o usuário precisará relacionar qual o destino do lançamento, como visto na figura abaixo.
Ao digitar o destino e o sistema não encontrar, irá mostrar a mensagem se deseja ou não efetuar o cadastro.
Lançamentos efetuados pelo contas a pagar.
No contas a pagar, para que seja feito o lançamento, precisa que o parâmetro 1-) do Gerencial RH esteja ativo, como mostra a figura abaixo.

Ao entrar em contas a pagar -> lançamentos -> Diversos, para que seja computado os lançamentos no contas correntes do funcionário, a categoria na opção Despesas, precisa estar como Outros Despesas c/ pessoal, para que ao sair da data de emissão o sistema irá obrigar o usuário informar a competência do lançamento.

Ao clicar em gerar, o sistema irá mostrar os funcionários, para que seja lançado os valores de desconto para cada um, como mostra a figura abaixo.

Após efetuado os pagamentos e clicado em concluir, e estiver alguma diferença, o sistema irá trazer a mensagem conforme tela abaixo.

No exemplo acima, o valor a pagar esta em R$ 10,00 e o valor informado para o funcionário esta em R$ 6,00. O sistema irá tirar a seguinte conclusão: A empresa irá descontar R$ 6,00 do funcionário e pagar o restante que é R$ 4,00, totalizando R$ 10,00. Ao clicar em Yes, a contabilização ficará como mostra a figura abaixo:

Importante: Todos os lançamentos feito pelo contas a pagar, o sistema colocará o montante do valor na coluna Outros Débitos, mas no extrato do funcionário ficará separado.
Nesta tela cadastra-se os dados do funcionário. Precisa obrigatoriamente cadastrar os dados que estão em vermelho (Departamento, Seção e Cargo (aba cadastro) e Categoria e subcategoria (Aba Registro).
Para ter acesso ao cadastro do funcionário, precisa ser liberado, clicando no botão liberar. Caso não seja liberado, o usuário irá ver somente a aba cadastro.
Na aba de ocorrências, pode-se lançar um histórico para o funcionário, clicando em adicionar observação
Na aba contas correntes, aparecerá toda movimentação feita pelo funcionário, como mostrado na figura abaixo
Ao clicar em imprimir, o sistema mostrará duas opções, como mostrado na figura abaixo:
Clicando em ficha cadastral, o sistema mostrará as informações básicos do cadastro, como mostrado na figura abaixo.
Clicando em extrato, o sistema irá mostrar os dados da aba contas correntes, como mostrado na figura abaixo.
2.Folha de pagamento
Nesta tela é onde ficam registrados todos os lançamentos feitos no lançamento da folha.
Ao gerar a folha de pagamento, o sistema irá buscar automaticamente os valores do salário e ajuda de custo que esta no cadastro do funcionário. Importante: Caso alterar a informação de salário e ajuda de custo, e clicar em gerar folha, os mesmos será atualizados. Também não será permitido a abertura de mais de uma folha.
Na tela folha de pagamento, apenas o campo ?Salário? estará liberado para alteração. Todos os outros lançamentos será feito pelo Lançamento da folha, ou pelo Contas a Pagar.
3.Lançamento da folha
Nesta tela é feito os lançamentos da folha de pagamento. Para isso os dados precisam estar corretos como será explicado mais abaixo. Estes acertos são feitos em Manu -> Parâmetros da Folha, como mostrado na imagem abaixo.
Segue explicação da tela de cadastro:
A contabilização Precisa ser informado a categoria e Subcategoria, pois se não estiver correto, no fechamento da folha irá apresentar erro.
A opção Visível é para aparecer na grade do folha de pagamento (Tópico 2).
A opção Campo livre, aparecerá a opção no lançamento da folha.
O Campo Tipo é com relação a empresa e tem a seguinte lógica:
C, significa que o lançamento será feito a Débito para o Funcionário e Crédito para a empresa.
D, significa que o lançamento será feito a Crédito para o Funcionário e Débito para a empresa.
Lançamento no módulo Gerencial RH.
Nesta tela os lançamentos já serão contabilizados diretamente no extrato do funcionário, que se encontra no cadastro de funcionário na aba contas correntes.
Tipos de lançamentos
Lançamentos diversos
Neste item, todos os lançamentos são contabilizados diretamente no contas correntes do funcionário e aparece no balanço da empresa, como mostra a figura abaixo.
Neste caso Foi feito um lançamento para o funcionário no valor de R$ 222,00, em lançamento da folha
Vale / Pagto
Neste item ao clicar no botão concluir, o usuário precisará informar qual conta que irá ser feito e lançamento.
Outros Créditos
Neste tópico, ao clicar em filtrar, o usuário precisará relacionar qual o destino do lançamento, como visto na figura abaixo.
Ao digitar o destino e o sistema não encontrar, irá mostrar a mensagem se deseja ou não efetuar o cadastro.
Lançamentos efetuados pelo contas a pagar.
No contas a pagar, para que seja feito o lançamento, precisa que o parâmetro 1-) do Gerencial RH esteja ativo, como mostra a figura abaixo.
Ao entrar em contas a pagar -> lançamentos -> Diversos, para que seja computado os lançamentos no contas correntes do funcionário, a categoria na opção Despesas, precisa estar como Outros Despesas c/ pessoal, para que ao sair da data de emissão o sistema irá obrigar o usuário informar a competência do lançamento.
Ao clicar em gerar, o sistema irá mostrar os funcionários, para que seja lançado os valores de desconto para cada um, como mostra a figura abaixo.
Após efetuado os pagamentos e clicado em concluir, e estiver alguma diferença, o sistema irá trazer a mensagem conforme tela abaixo.
No exemplo acima, o valor a pagar esta em R$ 10,00 e o valor informado para o funcionário esta em R$ 6,00. O sistema irá tirar a seguinte conclusão: A empresa irá descontar R$ 6,00 do funcionário e pagar o restante que é R$ 4,00, totalizando R$ 10,00. Ao clicar em Yes, a contabilização ficará como mostra a figura abaixo:
Importante: Todos os lançamentos feito pelo contas a pagar, o sistema colocará o montante do valor na coluna Outros Débitos, mas no extrato do funcionário ficará separado.